14 maio 2010

Como a Bíblia veio à nós?

A origem, escrita e a preservação da Escritura Sagrada se deu num processo providencialmente orientado. Cremos que a mente infinita de Deus ao comunicar a revelação da sua perfeita vontade entra em contato com o finito e imperfeito. Por isso, ocorre sob o controle do Espírito de Deus a acomodação da revelação.

A Palavra de Deus é transmitida em categoria do pensamento humano, bem como à sua linguagem comum. Ela passa a participar e se manifesta com, em, através e além da cultura do escritor. Então, a Palavra de Deus registrada no Antigo e no Novo Testamento, sendo escrita por autores humanos, foi inspirada por Deus (2 Tm 3:16) garantindo a sua inerrância, autoridade, suficiência e clareza. Estas absolutas verdades existem na mente de Deus, que através da revelação vêm à mente do escritor original, e deste modo, na inspiração esta revelação registrou-se em Escritura: a Palavra de Deus em palavras humanas. Com a preservação dos manuscritos temos os textos atuais que precisam ser criteriosamente comparadas todas as cópias para termos o que foi originalmente escrito pelos autores. A tradução da Bíblia é o estágio final de sua acessibilidade aos leitores. Obtemos as nossas versões que procuram transmitir fielmente o significado essencial do texto original. Por fim, através da interpretação a verdade chega a mente do leitor comunicando proposicionalmente a verdade original da mente de Deus.

12 comentários:

  1. Gostamos do texto e pedimos a devida licença do irmão para colá-lo em nosso blog, com a indicação do respectivo link. Que Deus abençoe a sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Caros irmãos
    Vocês têm a autorização para publicarem qualquer texto ou artigo que se interessarem.

    Deus abençoe o seu trabalho.

    Pr Ewerton B. Tokashiki

    ResponderExcluir
  3. Paz seja contigo

    Excelente o que foi observado e eu luto para que a bíblia que recebemos não se transforme en um "livro de máximas" que homens inescrupulosos utilizam para fins particulares.

    Recentemente estou num combate para varrer o uso da bíblia como base para se obrigar a igreja a votar no candidato que alguem da cúpula definiu. La tem pastor pregando que para se ganhar almas é preciso orar, ir , contribuir e votar.... isso mesmo votar....

    são herejes.... se quiserem detalhes por favor leiam no meu blog e opinem se puderem .

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vindo em meu blog e que possas ser edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  4. Ewerton,

    Há alguns dias estou envolvido em um debate com liberais, mesmo sabendo que é uma tarefa quase inglória. Um amigo também cristão reformado me diz que é preferível debater com ateus, pois pelo menos eles assumem a sua incredulidade. E eu concordo.

    Liberais são uma espécie estranha, pois se dizem cristãos, ou pelo menos teístas, mas negam peremptoriamente a Bíblia, tendo-a como um emaranhado de mitos e alegorias... inclusive, e o que é pior, o sacrifício vicário de Cristo. Se a Bíblia não é a Palavra de Deus, onde se revela o deus deles? Os escitores da Bíblia, ainda segundo eles, são homens, espécie de teólogos (e gostam muito de citar Paulo), "contaminados por suas psiques". É preciso muito auto-controle para não mandá-los às favas!

    Confesso que ando desanimado em debater com os tais, uma vez que relativizam tudo, tanto a Bíblia como o próprio Deus nela revelado, eliminando todo e qualquer absoluto, até mesmo o Eterno.

    Gostei muito do seu blog e já o estou seguindo. Caso queira, convido-o a visitar o meu blog (ricardomamedes.blogspot.com).

    Grande abraço.

    SDG!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:12 PM

    Rev. Ewerton,

    Leia: http://cost4ntini.wordpress.com/2010/06/06/resoluto-e-sempre-se-reformando/

    já que faço menção ao senhor acho que deveria ler. hehehe

    Emerson

    ResponderExcluir
  6. Pr. Ewerton,

    Qual a bibliografia que o senhor recomenda para estudar Teologia Bíblica do Velho Testamento e do Novo Testamento?

    Abs,

    Anderson
    www.gracasomente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caro Anderson

    Em vez de citar o nome de todas as obras, vou indicar o nome dos autores que você pode adquirir os seus livros:
    1. O.Palmer Robertson
    2. Richard Gaffin
    3. Gerard Van Groningen
    4. Geerhardus Vos
    5. Herman Ridderbos
    6. Mauro Meister

    Qualquer livro destes autores pode estudar que é de alta qualidade.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6:56 PM

    Sou mais misericordioso que Deus.

    Não só perdoo Satanás como aceito-o como amigo.


    Por um mundo melhor: Deus+Jesus+Diabo+Alá+Orixás

    ResponderExcluir
  9. Onesimo Mesquita3:08 PM

    Rev. Ewerton queria muito obter uma copia do livro "TEOLOGIA REFORMACIONAL' de G. Spykemann.
    SE o senhor tiver, me diga como posso obter.

    onesimo_@hotmail.com

    Atenciosamente,
    em Cristo,

    Onesimo Mesquita.

    ResponderExcluir
  10. Paz e graça de Cristo!

    Venho aqui dizer que gostei do seu blog. Você aborda assuntos do meu interesse, pois estou cursando Bachareu em Teologia aqui em Salvador-BA. Concordo com você que casamento não é uma instituição falida. Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  11. Paz e graça de Cristo Jesus!
    Gostei muito do seu blog,tem assuntos do meu interesse, pois sou seminarista e missionária, faço Bacharel em Teologia aqui em Salvador-BA. Que o Senhor Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  12. Querido Onesimo Mesquita
    O livro do Gordon J. Spykman está esgostada em espanhol. Mas, você a encontra em sebos virtudais, ou em inglês para ser vendida. Infelizmente ninguém a traduziu para o nosso abençoado idioma.

    Traduzi apenas 2 textos desta obra.

    Abs, Ewerton

    ResponderExcluir

Caro leitor, a sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa. Por isso, sigo alguns critérios:
(1) Reservo-me no direito de não públicar críticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada, por favor, identifique-se. (2) Se quiser discordar faça-o com educação, e sem uso de palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, não aceitarei que você ensine heresia em seu comentário, e não contribuirei para que ela seja divulgada neste espaço.