A sua ordenação foi um ato de singular importância. No Conselho da Igreja local, ou numa Reunião do Presbitério, ou num culto público, você respondeu solenemente algumas perguntas, diante de Deus, das autoridades instituídas por Ele, tendo parte da Igreja de Cristo como testemunha. Após ter se comprometido com um claro e audível SIM, você se ajoelhou, num ato de submissão, e demonstrando verbalmente aceitação e compromisso confessional, foram impostas mãos sobre a sua cabeça para a ordenação como um oficial da IPB!
Alguns dias depois você começa em suas conversações a desdizer o que declarou publicamente. Os seus sermões, estudos, e simples conversas informais levantam discordância da identidade confessional da IPB. Apresenta-se mais "aberto", mais tolerante, e fala num tom mais inteligente e atraente do que os tradicionais, a quem se refere como obscurantistas e frios! Critica o crescimento da igreja local e da IPB, questiona a rigidez da teologia, bem como o desprezo gratuito pelo neopentecostalismo, e começa a afirmar que precisamos de sermos mais práticos, mais piedosos, mais fervorosos, entretanto, o seu discurso não é em direção da verdadeira piedade e sim para uma mudança de paradigma. A liderança adota nova linguagem: vivemos para relacionamentos e para uma nova visão! Assim, se investe em estrutura, marketing, slogans, expressões afetivas e menos conteúdo doutrinário, menos profundidade bíblica.
Em seguida, você fala abertamente de suas discordâncias doutrinárias. Por exemplo, afirma ser a favor da contemporaneidade dos dons revelacionais! Dá oportunidade para que os irmãos "manifestem" estes dons [línguas e profecias] casos os tenham ou queiram buscá-los! E que não tenham medo do presbitério, afinal, eles têm a chancela do pastor e dos presbíteros. Toda experiência espiritual é válida e deve ser buscada ...
O culto passa a ser mais musical, menos pregação, mais oportunidade aos irmãos, mais experiência e menos Escritura. O emocionalismo toma conta! O fervor emocional, sincero acima de tudo, domina o ambiente e faz com que as pessoas comecem a manifestar as suas experiências "com o Espírito". A partir daí algumas caem, outras choram, pulam, ou andam de um lado para o outro, e outros ficam assustados por não saberem discernir o que está acontecendo. Então o pastor declara, ratificando o momento, que tudo é obra do Espírito Santo. Duvidar é pecar contra Ele, é correr o risco de blasfemar! E, quem é que vai questionar?
A identidade confessional acabou. Acabou a ordem, acabou a centralidade da Escritura, findou a ordem e decência do culto, esgotou a vergonha de mentir, não existe mais qualquer compromisso com os juramentos feitos no dia da ordenação! A santidade divorciou-se da ética. Manter a palavra do juramento solene é algo completamente ignorado, senão intencionalmente desprezado. Nesta altura o "seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’" (Mateus 5:37) é esquecido. A desonestidade causa amnésia ética confessional.
Tudo virou uma mentira. Você é um oficial presbiteriano, quer seja pastor, presbítero ou diácono, mas na realidade, intencionalmente ignora, despreza, ou ridiculariza a identidade confessional da IPB. Tudo o que você herdou é substituído por modelos do pentecostalismo. Todo seu treinamento teológico é cambiado por livretos, doutrinas e materiais que afrontam as decisões do Supremo Concílio da IPB, bem como os Padrões de Fé de Westminster.
Por isso, desejo apenas lembrar as perguntas que algum tempo foram questionadas em sua ordenação:
Perguntas constitucionais de ordenação
1º. Vocês confessam crer que as Escrituras do Velho e Novo Testamento são a Palavra de Deus, e que esta palavra é a única regra infalível de fé e prática?
2º. Vocês recebem e adotam a Confissão de Fé e os Catecismos desta Igreja como fiel exposição do sistema de doutrina ensinado nas Santas Escrituras?
3º. Vocês sustentam e aprovam o Governo e a Disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil?
4º. Vocês aceitam o ofício [presbíteros regentes e diáconos] desta Igreja, e prometem desempenhar fielmente todos os deveres deste cargo?
5º. Prometem, ainda, procurar manter e promover a paz, a unidade, a edificação e a pureza da Igreja?
A Escritura Sagrada adverte: "não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." (Colossenses 3:9-10)
13 comentários:
Uma importante e urgente lembrança. Há tempos tenho pensado sobre este assunto. É de fato preocupante.
Valeu, camarada.
Grande abraço
Jean
Caro Rev. Ewerton, excelente texto. Que Deus continue a abençoá-lo.
Muito boa lembrança, Rev. Ewerton.
Muito boa lembrança, nestes dias de tantos extremismos, que descaracterizam a Igreja Presbiteriana, Rev. Ewerton.
Muito importante reverendo, parabéns.
Ótima lembrança reverendo, forte abraço.
Muito bem,esse texto deveria ser lido em toda reunião de Presbitério. para relembrar à alguns pastores o seu compromisso.
Ainda bem que não estou só em pensar assim. Penso que compromisso é compromisso, ainda mais diante de Deus. Minha opinião é bem simples em relação àquele que pensa estar recebendo uma "nova visão", um chamado para um "novo ministério": PEDE PRÁ SAIR. E que vá em paz! Alugue um espaço, compre umas cadeiras, ordene-se bispo, apóstolo ou o que quiser e pronto: pode pregar o que quiser. Mas enquanto estiver na IPB, seja fiel ao seu compromisso!!!
Rev. Ewerton,
Aproveitando o assunto do post, permita-me perguntar-lhe: É possível um oficial da IPB discordar de algum ponto da CFW, sem tornar-se um "mentiroso", ou é necessário que o tais concordem com TODOS os pontos? Caso seja possível alguma discordância com a CFW, haveria algum modo de distinguir pontos "centrais" e "secundários"?
Obrigado.
DÃ
Texto bem-vindo, principalmente a oficiais judas que adoram lembrar a distinção intra-muros que a IPB adota entre presbítero regente e docente. Vale pra todos. Agora, a renúncia aos padrões confessionais não é apenas pelo encanto com o (neo)pentecostalismo, mas também com a idolatria do marketing, psicologia, metodologia de gado confinado em lugar de rebanho alimentado; igreja em células (mas nao corpo), pequenos grupos (e grandes anemias); ministérios e mais ministérios onde uns poucos ficam no topo gerenciando a massa (paracendo marketing multinível)lideranças que mais parecem vaqueiros que pastores, confundindo reses com ovelhas e culto solene com festa de peão.
A paz do senhor!
Gostaria de saber se presbítero pode batizar nas à águas e dirigir os cultos, no caso este de quem falo no ministério dele não tem pastor, ele é quem dirige os cultos e batiza os membros.
A citação da klicia alves de sá souza é no mínimo gravíssima..... que presbitério omisso e/ ou incompetente é este ?
Ainda bem que o verdadeiro Deus não se atem a regras humanas e Ele trabalhadas mais diferentes formas.
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