12 julho 2007

Sobre a última declaração do Papa

Não sei porquê tem gente se surpreendendo com a última declaração do Papa Bento XVI?! Penso ser ignorância histórica ou ingenuidade voluntária. A Igreja Romana nunca arredou um milímetro de sua opinião acerca de si mesma, e sobre os protestantes, mesmo quando fez política da boa vizinhança durante o Concílio Vaticano II. Tanto a posição teológica quanto a prática moral dos papistas tem demonstrado no que eles diferem, e radicalmente constrastam dos protestantes durante todos estes séculos.[1]

O Movimento Ecumênico iniciado a partir da Conferência Missionária de Edinburgh, em 1910, e promovido majoritariamente pelos protestantes de orientação teológica liberal (com todas as suas variantes e elasticidades do termo)[2] desejam manter uma relação de mútuo reconhecimento de "irmandade" com a Igreja Católica Apostólica Romana. Pois é, depois desta declaração do Joseph Ratzinger, descobriram que deram "um tiro no próprio pé"! Em vez de receberem a benção papal, levaram um coice desprevenidos.

Os romanistas nunca prometeram, oficialmente ex cathedra, o reconhecimento do protestantismo, ou de qualquer outro ramo histórico ocidental ou oriental do Cristianismo, como membro da "verdadeira" Igreja.[3] O historiador David S. Schaff observa que "os protestantes sustentam que há unidade onde haja obediência a Cristo; o romanista pensa que há unidade onde haja obediência ao papa. Leão XIII, em sua encíclica sobre a unidade da Igreja, acompanhou os seus predecessores, Bonifácio VIII e Leão X, ensinando que a unidade de comunhão - unitas communionis - acompanha a unidade da fé e unidade de governo - unitas regiminis - pelos quais se entendem o sistema doutrinário romano e o governo papal".[4] O máximo que fizeram foi nos chamar de "irmãos separados", mas deve-se ao fato da influência de teólogos da ala progressista ser influente na comissão de relações ecumênicas durante o Concílio Vaticano II.

A opinião do atual Papa quanto ao Ecumenismo não é novidade! O maior ataque de Ratzinger contra o diálogo inter-religioso foi a declaração da Congregação para a Doutrina da Fé Dominus Iesus, de 2000, que abriu uma brecha profunda entre as denominadas igrejas cristãs, ao mesmo tempo em que dinamitou todas as pontes que estavam se estabelecendo entre a Igreja Católica e as diferentes religiões. Ratzinger afirmava ali que a igreja católica é “a Igreja verdadeira” e que as “igrejas particulares” (ortodoxas) e as comunidades eclesiais (protestantes) “não são Igreja em sentido próprio” (n. 17). Não era de se esperar que ele mudasse de opinião, nem que intentasse mudar esta doutrina, sendo ele mesmo a autoridade máxima da Igreja Católica.

Os protestantes são chamados pela Igreja Romana de comunidades eclesiais separadas. Desde os dias do Concílio Vaticano II o critério de apreciação das Igrejas Protestantes era muito simples: a proximidade ou distanciamento da doutrina sacramentalista e sacerdotal romana define como os papistas devem julgar todos os protestantes.[5] Segundo a cúria católica os protestantes não são reconhecidos como participantes da verdadeira Igreja, porque não são propriamente uma igreja; por não possuirem sacramentos reconhecidos, nem uma ordenação que descende a sucessão apostólica.

A Igreja Católica Romana não pode usurpar a prerrogativa de ser a verdadeira Igreja enquanto negar os sola's da Reforma. Esta corrompida instituição não pode apresentar-se como a autoridade reguladora final, roubando das Escrituras a posição que pertence somente a Palavra de Deus. Ela é impotente de assumir o papel de dispenseira da graça, pelos sacramentos ou qualquer outro meio, enquanto negar a suficiência e eficiência da graça para salvar o pecador. Nem mesmo pode atribuir ao seu sumo Pontíficie, o Papa, o papel de vigário de Cristo, negando a perfeição da obra redentora do Filho de Deus. Não pode apresentar-se como detentora da fé, acrescentando méritos pessoais e superstições ao puro evangelho. É inconcebível que ela declare que a sua liturgia e missa, quer em língua vulgar ou em latim, é o único culto aceito, enquanto negar que toda glória, honra e adoração sejam dadas exclusivamente ao soberano e trino Deus.

Notas:
[1] O estudo apologético realizado por Loraine Boettner, Catolicismo Romano (São Paulo, Imprensa Batista Regular, 1985) demonstra este distanciamento irredutível.
[2] Uma obra esgotada, mas muito interessante para se conhecer o desenvolvimento histórico de como o Ecumenismo se processou no Brasil, é o livro publicado pela ASTE sob o título de O Catolicismo Romano - um simpósio protestante (São Paulo, ASTE, 1962). São as teses escritas que foram entregues num dos simpósios promovidos pela ASTE, instituição que dispensa apresentações, nos dias 5 a 9 de Novembro de 1959. Na época o presidente desta editora era o Rev. Júlio A. Ferreira, pastor da IPB. As 8 palestras possuem um tom ecumênico, sendo um dos articulista um católico dominicano, e os demais membros de denominações do protestantismo histórico como Igreja Metodista do Brasil, Igreja Evangélica Luterano do Brasil, Igreja Evangélica da Confissão Luterana, Igreja Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e o conhecido Rubem A. Alves, então pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
[3] Há muitos oficiais da Igreja Católica que defendem a prática do Ecumenismo, entretanto, não representam coerentemente o pensamento tradicional romanista. Adeptos desta posição alguns livros-textos podem ser mencionados como Francis S. Fiorenza - John P. Galvin, Teologia Sistemática - Perspectivas Católico-Romanas (São Paulo, Editora Paulus, 1997), 2 vols..
[4] David S. Schaff, Nossa Crença e a de Nossos Pais (São Paulo, Imprensa Metodista, 2a.ed., 1964), pág. 208.
[5] José Grau, Catolicismo Romano - origenes y desarrollo (Barcelona, Ediciones Evangélicas Europeas, 2a.ed., 1990), vol. 2, pág. 1144.

9 comentários:

Augustus Nicodemus Lopes disse...

Excelente post, Ewerton!
Augustus

Anônimo disse...

Muito bem colocado Pastor, com certeza faltava para alguns esse intendimento de como a Igreja Católica esta distânciada do que se chama "verdadeiro Evangélio", para se concscientizarem de muita coisas e principalmente de que nunca fizemos parte da mesma família, tendo eles o Papa como eixo central...

Parabéns pelo artigo!

Abraços

odilon disse...

Na realidade a Igreja católica romana se formos analisar as marcas da verdadeira igreja,chegare
mos a conclusão de que o romanismo não é igreja mas sim uma seita. Pe
lo menos é assim que vejo. E a CFW expressa muito bem quando diz que o anticristo está entre nos e o
apresenta como sendo o próprio papa. O que é o Anticristo senão
aquele que se opõe a Cristo. O Anticristo é um lider que quer tomar o lugar de Cristo. No caso o papa...Por isso crentes fieis, permaneçam fieis a Deus e ele vos dará a coroa da vida(Apoc 2.10)

Cristiano Leão disse...

Tolerância, um coisa tão simples e as vezes esquecida, porque precisamos dividir o mundo entre os féis e inféis? Entre os que professam a "verdadeira fé" e os heréticos? Acho que nem vai publicar este comentário mas devo pelo menos ler, então me conta meu amigo porque essa necessidade de travar "o bom combate", não pode simplesmente agir como Jesus e simplesmente pregar o evangelho e deixar que as pessoas venham por si mesmas a te seguir, é preciso atacar as pessoas que tem outra origem ou outra forma de ver a mesma coisa? Me perdoe mas você é inteligente demais para isso.
Cristiano Leão

Ewerton B. Tokashiki disse...

Caro Cristiano Leão

Não entendi o tom provocador do teu comentário. Entretanto, o meu artigo foi uma resposta à última declaração de Bento XVI, não odeio católicos romanos, pelo contrário desejo sinceramente que voltem ao antigo e puro evangelho de Cristo, reconhecendo-O como único cabeça e Senhor da Igreja que é propriedade dEle.

Deus o abençoe, e obrigado por visitar o meu blog. Abraços

Bruno Sunkey disse...

Excelente texto! A Igreja de Roma é uma igreja apóstata que lançou um anátema contra os protestantes. Não podemos jamais voltar à comunhão com Roma.

Bruno Sunkey disse...

Excelente texto! A Igreja de Roma é uma igreja apóstata que lançou um anátema contra os protestantes. Não podemos jamais voltar à comunhão com Roma.

Unknown disse...

Está errado. A Igreja Católica aceita como Igreja também os Ortodoxos, porque possuem sucessão apostólica válida. No restante concordo com o Papa: Jesus prometeu a assistência do Espírito Santo à Sua Igreja. Ela não está certamente no protestantismo com suas 200.000 seitas, de opiniões teológicas divergentes e abstratas.

Ewerton B. Tokashiki disse...

A Igreja Romana afastou e distorceu o ensino das Escrituras com suas tradições e idolatria. A instituição "igreja" não é Igreja em sua herança espiritual. O fato de dentro do protestantismo ter fragmentações e ter se originado seitas heréticas, não é algo que depõe contra o movimento, afinal, dentro da ICAR também há fragmentações, contradições animosidades, politicagens, sem contar o protecionismo de sacerdotes, tanto do baixo como do alto clero, envolvidos em imoralidades. Então "opiniões teológicas divergentes e abstratas" há tanto dentro do protestantismo como do romanismo.

Recomendo a leitura deste texto: http://www.seminariojmc.br/index.php/2018/01/17/o-papa-e-o-anticristo/