14 abril 2010

Lutero sobre o conceito de livre-arbítrio de Erasmo

Erasmo de Roterdã, o mais influente humanista, escreveu um pequeno livro, em 1524, com o título De libero arbitrio Diatribe sive collatio [1]. É uma obra de Antropologia da perspectiva humanista carregada de premissas sinergistas da teologia Católica Romana, da qual Erasmo apesar das muitas críticas nunca se separou.

A obra é escrita num estilo de diatribe. Este é um recurso literário usado desde a antiga filosofia grega, se caracteriza por ser um discurso ou conversação filosófica, onde duas ou mais pessoas debatem por meio de perguntas e respostas, argumentos, discordâncias e análise de implicações as teses do locutor. A Diatribe ainda trás algumas comparações das opiniões de Pais da Igreja como Orígenes, Ambrôsio e Jerônimo.

Neste livro o humanista holandês argumentou a favor de uma perspectiva sinergista ou, libertariana de livre-arbítrio. Ele o define como sendo "a potência, através da qual o ser humano se pode inclinar ou afastar ao/do que leva à salvação eterna." Desta forma ele apresenta a sua principal discordância e afastamento de Lutero e demais reformadores.

Um cópia da Diatribe chegou às mãos de Lutero que não se interessou em responder de imediato. O reformador alemão escreveu uma refutação com o título De servo arbitrio. Na introdução do livro desculpa-se escrevendo que "o fato de responder tardiamente a tua Diatribe a respeito do livre-arbítrio, venerável Erasmo, aconteceu contra a expectativa de todos e contra o costume". Mas, a obra veio no momento necessário para responder as teses de Erasmo. Lutero apesar de opor frontalmente à Erasmo, reconhece dois motivos de dívida com o humanista. Introdutoriamente, ele escreve a sua opinião sobre o texto de Erasmo
Pois bem, pode haver pessoas que ainda não tenham percebido o Espírito como mestre em meus escritos e tenham sido abatidos por essa Diatribe; talvez a hora delas ainda não tenha chegado. E quem sabe, caro Erasmo, se Deus não vai querer visitar também a ti por meio de mim, seu mísero e frágil vaso, para que, numa hora feliz (pelo que rogo de coração ao Pai das misericórdias por meio de Cristo, nosso Senhor), eu venha a ti através deste livrinho e ganhe um caríssimo irmão. Pois embora penses e escrevas inadequadamente sobre o livre-arbítrio, tenha contigo uma considerável dívida de gratidão, pois tornaste minha opinião muito mais firme para mim quando vi que a causa do livre-arbítrio foi tratada com o máximo esforço por uma inteligência tão importante e tão grande e que nada se realizou, de modo que ela está em situação pior do que antes. Isto é uma prova evidente de que o livre-arbítrio não passa de uma mentira, porque [ocorre com ele o mesmo que no] exemplo daquela mulher no evangelho: quanto mais é tratada pelos médicos, pior fica. Por conseguinte, te retribuirei abundantemente minha dívida de gratidão se adquirires maior certeza por meu intermédio, assim como eu adquiri maior firmeza por ti.
[2]

Ainda no fim de De servo arbítrio, Lutero explica o segundo motivo de gratidão com Erasmo. Ele escreve
Agora, meu Erasmo, peço-te, por Cristo, que cumpras o que prometeste; pois prometeste ceder ao que ensina algo melhor. Esquece a consideração de pessoas! Admito que és um grande homem e dotado por Deus com muitos dos mais nobres dons, para não falar dos demais, de teu talento, erudição e da eloqüência quase milagrosa. Eu, no entanto, nada tenho e nada sou, a não ser que quase me possa gloriar de ser cristão. Além, disso elogio e gabo muito em ti o seguinte: és o único que atacou a questão em si, isso é, a questão essencial, e não me fatigaste com aqueles assuntos secundários sobre o papado, o purgatório, as indulgências e outras coisas deste tipo que mais são frivolidades do que questões [sérias], pelas quais até agora quase todos tentaram caçar-me em vão. Tu como único reconheceste o ponto central de toda [controvérsia] e pegaste a coisa pela gravata; por isso te agradeço de coração. Pois este tema gosto de ocupar-me muito mais, sempre que as circuntâncias e o tempo o permitem. Se aqueles que até agora me agrediram tivessem feito isso, se ainda o fizessem aqueles que apenas insistem em novos espíritos, em novas revelações, teríamos menos sedições e seitas, e mais paz e concórdia.
[3]

Lutero usa uma linguagem humilde e reconhece a capacidade intelectual do seu opositor. Todavia, O reformador não se intimida com a Diatribe de Erasmo, pelo contrário contraargumenta e convida-o ao arrependimento, de modo que, sob a autoridade da Escritura pudessem ter o mesmo pensamento, mas, o abismo entre eles somente aumentou.

Notas:
[1] Um debate acerca do livre-arbítrio com uma comparação (tradução minha).
[2] LUTERO, Martinho, Obras Selecionadas de Martinho Lutero, vol. 4, pág. 19.
[3] LUTERO, Martinho, op. cit., vol. 4, pág. 215.
[4] Para o estudo do pensamento de Lutero, à partir de fontes, as Obras Seleciondas de Martinho Lutero.
[5] Agradeço ao irmão Rildo Albino por suas atentas observações gramaticais na revisão dos meus artigos. Obviamente que todo erro ainda presente, deve ser creditado somente a mim.

Nenhum comentário: