23 outubro 2017

O Pacto Nacional da Igreja da Escócia (1638)

Em fevereiro de 1638, os presbiterianos na Escócia enfrentavam acusações de traição pelo rei, por causa de seus protestos contra os bispos, o Livro dos Cânones e o Livro da Oração Comum. Eles decidiram que precisavam de um meio de se unirem para que pudessem permanecer firmes contra esses ataques em sua religião.

Eles concordaram em renovar a "Confissão do Rei", de 1581, com duas seções extras. Esta era uma seção legal que incluía mais de sessenta atos do Parlamento (muitos contra o catolicismo romano) que apoiavam a causa presbiteriana e uma aplicação prática. A seção legal foi escrita por Archibald Johnston de Wariston e a aplicação prática por Alexander Henderson.

O Pacto Nacional comprometeu aqueles que juraram defender a verdadeira religião contra inovações, como as que foram recentemente introduzidas, que eram contra a Bíblia, os ensinamentos dos Reformadores e os atos do Parlamento listados - e que levariam ao catolicismo romano . A intenção deste oacto era manter "a verdadeira adoração de Deus, a majestade do nosso Rei e a paz do reino", pela felicidade daqueles que juraram e seus filhos. Eles também prometeram terem vidas que mostrariam que estavam em aliança com Deus e serem bons exemplos para os outros.

O Pacto foi assinado pela primeira vez no cemitério de Greyfriars, em Edimburgo, em 28 de fevereiro de 1638, depois de ouvidas e respondidas quaisquer objeções. Dentro de dias fora assinado pelo povo de Edimburgo e cópias foram enviadas ao redor do país para que outras pessoas assinassem. Em algumas semanas fora assinado por pessoas em toda a região baixa [sul] da Escócia, incluindo quase todos os nobres. O Pacto fez um progresso mais lento no norte da Escócia, mas muitos finalmente o assinaram. Assinar o Pacto não era rebelião, mas um apelo à lei da terra contra a tirania do rei. Assinar era dizer que Jesus Cristo era o único chefe da Igreja, e assim deveria ser livre de qualquer controle do rei ou do governo. A primeira Assembleia Geral livre por 36 anos foi realizada em Glasgow, em novembro.

Traduzido do site Reformation History

Nenhum comentário: