10 abril 2018

Lançamento de livro em breve!

Em breve será publicado pela Editora Dordt o livreto "Discipulando os nossos filhos da fé reformada - Três catecismos para crianças e pré-adolescentes", escrito por Pr Ewerton B. Tokashiki. Avisarei quando estiver disponível!

Do prefácio:

"Quando Jesus deu à igreja a grande comissão, Ele a deu também à família, um grande veículo para o discipulado. A maioria dos pais, no entanto, não são teólogos educados em um seminário. Então como eles podem discipular seus filhos, com confiança, no caminho da verdade? A melhor maneira comprovada ao longo do tempo de ensinar concisamente teologia é através do ensino do catecismo. Catecismos fiéis apresentam a verdade da Palavra de Deus de uma maneira organizada e fácil de entender. Cada profeta, sacerdote e rei do lar (pai) deve estar bem familiarizado com o catecismo e deve passar o seu ensino à próxima geração. Na Bíblia vemos que pais tementes à Deus sempre tiveram a responsabilidade de instruir a criança nas doutrinas básicas da fé (Dt 4:9-10; 6:1-9; 11:1-22; Josué 4:19-24; Salmos 78; 2 Tim 1:5, Ef 6:4 ...). Quando um pai usa os catecismos históricos, como os apresentados aqui, eles podem se consolar com o fato de que estão ensinando as mesmas verdades que homens como John Knox, John Owen, John Bunyan e milhares de outros heróis da fé foram ensinados quando crianças. O treinamento do catecismo ajudará seus filhos a se tornarem centrados em Deus, centrados na Bíblia e fundamentados teologicamente. Com esta sabedoria em mãos, eles serão capazes de enfrentar um mundo de trevas, serão atirados para fora de sua casa como setas para lutar a boa luta da fé em um mundo de escuridão.

O fim principal da vida humana é adorar a Deus, portanto o culto familiar diário é importante. O ajuntamento do dia do Senhor é essencial, mas os pais piedosos não devem colocar toda a responsabilidade de treinar seus filhos no pastor ou professor da escola dominical. Pais, é sua responsabilidade ensinar teologia a seus filhos. As crianças aprendem sobre Deus e Sua vontade durante esses momentos preciosos de ensino diário. Eles aprendem a orar e a cantar. A catequização de nossos filhos os instrui, desde a mais nova idade, nas verdades importantes que os levarão de modo feliz e confiante até a sepultura. O culto piedoso não só forma filhos poderosos, mas também fortalece casamentos, famílias, igrejas, cidades e nações. Reforma e avivamento vêm através da verdadeira adoração! Se o discipulado por meio da adoração familiar é uma arma tão poderosa, como poderíamos nos distrair com algo menos? Cristãos reformados de hoje precisam ser chamados de volta a esta responsabilidade bíblica consagrada pelo tempo.

Bons catecismos, como os que Pr. Tokashiki aqui trouxe em português, ajudarão os pais nesta grande tarefa de fazer discípulos e adoradores de Deus. Não só seus filhos aprenderão teologia, mas você também! Gostaria de agradecer ao Pr. Tokashiki por seu trabalho. Será uma bênção para Leah e para mim a medida que nos esforçamos para criar nossos sete filhos para a glória de Deus. Quero que o fim principal do homem ressoe diariamente nos corações de meus meninos ao longo de suas vidas. Espero que você faça o que planejamos fazer: torná-lo um pequeno livro que fica perto da cama de seus filhos ou mantê-lo perto da mesa do almoço. Que o Senhor abençoe estes recursos para o benefício do seu povo, o embelezamento de sua noiva e o avanço do Evangelho no Brasil e em todas as nações de língua portuguesa."

Pr. Douglas Leaman

Nenhum comentário: