13 janeiro 2025

O que é ouvir expositivamente? Por David Murray

 Você tem o direito de esperar que o púlpito da sua igreja seja preenchido por homens preparados pregando sermões bem-preparados. Você tem o direito de esperar pregadores que se prepararam espiritualmente e, também, passaram muitas horas preparando seus sermões. Você tem o direito de esperar que os pregadores se derramem ao pregar a Palavra de Deus para você. E você tem o direito de esperar que aqueles que pregam orem por você depois que o sermão terminar, para que Deus abençoe você com a Palavra. Antes, durante e depois do sermão, você tem o direito de esperar que os pregadores se esforcem e dediquem-se para o seu bem-estar espiritual.

 DIREITOS E RESPONSABILIDADE

Mas e você? Toda a atividade é do lado do pregador e apenas passividade do seu? Você faz pouco ou nada antes, durante ou depois do sermão? Você tem todos os direitos, mas nenhuma responsabilidade? De forma alguma! Você igualmente precisa se derramar, se esforçar e despender antes, durante e depois do sermão se quiser ter algum beneficiar dele. Na verdade, Charles Spurgeon disse que o ouvinte precisa se preparar ainda mais do que o pregador!

Dizem-nos que os homens não devem pregar sem preparação. Isso é verdadeiro. Mas, acrescentamos que os homens não devem ouvir sem preparação. O que você acha que precisa de mais preparação: o semeador ou o solo? Eu gostaria que o semeador viesse com as mãos limpas, mas eu gostaria que o solo fosse bem arado e gradeado, bem revolvido e os torrões quebrados antes que a semente chegasse. Parece-me que há mais preparação necessária pelo solo do que pelo semeador, muito mais pelo ouvinte do que pelo pregador.

 PREGADOR E OUVINTE

Este tipo de preparação de pré-sermão é parte do que Ken Ramey chamou de “ouvir expositivamente”. Estamos acostumados a falar sobre pregação expositiva, o tipo de pregação que analisa, explica ou expõe sequencialmente os versículos das Escrituras. Mas o ponto de Ken é que a pregação expositiva requer um tipo especial de escuta, o ouvir expositivamente, que, como a pregação expositiva, requer trabalho antes, durante e depois do sermão. Ramey diz:

A pregação é um empreendimento conjunto no qual o ouvinte faz parceria com o pastor para que a Palavra de Deus cumpra seu propósito pretendido de transformar sua vida. Nada cria uma atmosfera mais poderosa, empolgante e transformadora do que quando os raios de um pregador capacitado pelo Espírito atingem os para-raios de um ouvinte iluminado pelo Espírito.

Christopher Ash colocou assim em “Ouça!” seu livreto sobre ouvir sermões:

A pregação que torna uma igreja semelhante a Cristo sob a graça exige um milagre duplo: o pregador, que ainda é um pecador, deve ser moldado pela graça para pregar; e os ouvintes, igualmente pecadores, devem ser despertados pela graça para ouvir juntos semana após semana em humilde expectativa.

 DESÂNIMO E ENCORAJAMENTO

A julgar pela parábola dos solos, esse tipo de ouvir expositivamente é bem raro (não mais do que um em cada quatro ouvintes) – isso é desanimador. No entanto, a mesma parábola também fala de uma semente sendo multiplicada para produzir trinta frutos, sessenta e até cem frutos. Esse é o poder encorajador e frutífero de ouvir expositivamente.

20 dicas de como ouvir sermões por David Murray

Em “Como escutar expositivamente”, vimos por que o modo como ouvimos sermões é tão importante quanto preparar e pregá-los. Hoje, consideraremos “20 maneiras de se tornar um melhor ouvinte de sermões”. Alguns desses pontos são retirados de três recursos úteis:

1. Escuta expositiva por Ken Ramey

2. Escute! por Christopher Ash

3. Cuide de como você escuta (e-book gratuito) por John Piper

 

ANTES DO SERMÃO

1. Leia e medite na Palavra de Deus todos os dias. A leitura diária da Bíblia aguça nosso apetite pelo prato principal no Dia do Senhor. Não podemos esperar estar prontos para digerir o alimento espiritual se não tivermos comido durante a semana. Não estrague o seu apetite banqueteando-se com o pecado.

2. Limite o consumo de mídia. A maioria das pessoas consomem de 9 a 11 horas de mídia por dia (Tiago 1.21). No artigo “Pregando para pessoas programadas: comunicação eficaz em uma sociedade saturada de mídia”, Timothy Turner explica como “assistir TV e pregar são diametralmente opostos um ao outro — um é visual, o outro é racional; um envolve os olhos, o outro envolve os ouvidos; um produz observadores passivos, o outro requer ouvintes ativos.” Depois de assistir TV, ir ao cinema e navegar na internet a semana toda, você vai à igreja e tem que sentar e ouvir um longo sermão que exige muita concentração e esforço aos quais você não está acostumado. Espera-se que você passe de um espectador passivo para um ouvinte comprometido, literalmente, da noite para o dia. Ouvir exige muita concentração e autodisciplina. (Ouvindo expositivamente, 42)

3. Use bem a noite de sábado. Prepare-se para o domingo, organize-se durante a semana, vá para a cama cedo, desencoraje os filhos de saírem tarde da noite no sábado.

4. Ore por você e pelo pastor. Faça isso diariamente, mas especialmente no domingo. De muitas maneiras: “você receberá aquilo pelo que ora”.

5. Treine-se para ouvir. Existem vários recursos sobre como pregar, mas, além dos poucos mencionados acima, muito poucos sobre como ouvir. Os pregadores têm muitos recursos para treiná-los e equipá-los para tornarem-se melhores pregadores, mas os ouvintes dificilmente têm recursos para treiná-los e equipá-los para tornarem-se melhores ouvintes. Isso é surpreendente quando você considera que o número de ouvintes excede em muito o número de pregadores e ainda mais quando você percebe que a Bíblia diz mais sobre a responsabilidade do ouvinte de ouvir e obedecer à Palavra de Deus do que sobre a responsabilidade do pregador de explicar e aplicar a Palavra de Deus. De capa a capa, a Bíblia está abarrotada de versículos e passagens que falam sobre a necessidade vital de ouvir e obedecer à Palavra de Deus. Deus está muito preocupado com a forma como os pregadores pregam. Mas com base na grande quantidade de referências bíblicas sobre o ouvir e escutar, é inconfundível que Deus está tão, se não mais, preocupado com a forma como os ouvintes ouvem. (Ouvindo expositivamente, 3)

 

QUANTO AO SERMÃO

1. Chegue à igreja na hora certa para ficar calmo, estabelecido e focado.

2. Respeite o silêncio no templo. Isso inclui instruir seus filhos para não distrair as outras pessoas.

3. Envolva seu corpo e alma na adoração e oração. Desperte todo o seu corpo, mente e alma na adoração antes do sermão.

4. Diga a si mesmo que Deus está prestes a falar consigo. Continue orando para que Ele fale com você por meio de sua Palavra.

5. Reconheça que este é um esforço de equipe e assuma a sua responsabilidade. É um empreendimento conjunto entre o pregador e o ouvinte. Sermões bem-sucedidos resultam da união do ouvinte com o pregador, assim como um receptor trabalha em uníssono com um arremessador. Tanto o arremessador quanto o receptor têm um papel importante a desempenhar no processo de arremesso. A responsabilidade não recai toda sobre os ombros do arremessador. (Ouvindo expositivamente, 4)

6. Faça anotações breves. O suficiente para ajudá-lo a concentrar-se, mas não tantas anotações a ponto de se transformarem em uma palestra que envolva apenas a sua cabeça.

7. Verifique se o pregador está pregando a Palavra de Deus. Não com um espírito farisaico crítico (Lc 11.54), mas com um espírito bereano perspicaz (At 17.11).

8. Aceite que haverá momentos em que a Palavra o machucará. Não reaja contra isso e se feche, mas receba e tente ganhar com isso.

9. Crie uma boa vontade em relação ao pregador. A má vontade ou malícia em relação ao pregador endurece o coração. Ela bloqueia a Palavra de Deus.

10. Tente encontrar uma coisa para se beneficiar. Normalmente, você pode encontrar uma migalha ou duas até mesmo no sermão mais pobre de qualquer pregador.

 

APÓS O SERMÃO

1. Fale sobre o sermão com outras pessoas. Compartilhe o que o ajudou com amigos e familiares.

2. Coloque em prática. Obedeça e cumpra a Palavra.

3. Seja paciente na busca por resultados. Semear e dar frutos pressupõe um processo gradual e demorado de desenvolvimento.

4. Trabalhe em seu solo. O solo pode mudar de ruim para bom e muito bom. Somos responsáveis ​​por preparar o solo de nossos corações (Mc 4.1-20).

5. Dê feedback. Encoraje os pregadores de tempos em tempos com detalhes sobre como determinados sermões o ajudaram e de que maneira. Comente com o seu pastor o que aconteceu de bom quando você seguiu todas essas 20 dicas, mas precisa dar uma opinião de volta de algo que não conseguiu cumprir.