13 março 2014

Richard Hooker (1554-1600) - delineador da eclesiologia anglicana

Escrito por D.J. Atkinson

Ele é descrito como “Hooker, o sábio” como o teólogo anglicano por excelência. Durante a sua vida foi, sucessivamente, Fellow do Corpus Christi College, em Oxford (1577-1584) e professor de hebraico, reitor de Drayton Beauchamp, Master of the Temple (1585-1591), reitor de Boscombe, Wiltshire e, a partir de 1595, de Bishopsbourne, Kent. O máximo apologista de Elizabethan Settlement, desenvolveu a sua “via media” enquanto era Master of the Temple, em oposição a certos aspectos da teologia calvinista, e escreveu o Tratado sobre as leis da política eclesiástica (Livros I-IV, 1584; V, 1597; VI e VIII publicados postumamente em 1648; e VII em 1662).

Hooker entendia os nossos deveres morais à luz da lei da razão, porque as leis do universo se encontram fundamentadas na lei eterna do ser de Deus. Isto se confirma e interpreta pela lei das Escrituras que junto com a razão e a tradição é a fonte da autoridade para a fé e prática. Hooker se opõe ao uso puritano da Bíblia como um erro código de regras e contra as altas esferas eclesiásticas e romanas, no tocante a certos pressupostos sobre a igreja e o sacerdócio. Enfatiza a natureza orgânica da Igreja da Inglaterra, uma igreja reformada, ainda que em continuidade com a igreja medieval. A sua influente teologia do governo político foi, grande medida, uma teologia federal.


Extraído de D.J. Atkinson, “Hooker, Richard” in: David J. Atkinson, Diccionario de Ética Cristiana y Teología Pastoral (Barcelona, Editorial CLIE & Publicaciones Andamio, 2004), pp. 662.
O autor: D.J. Atkinson, B.Sc., M.L.itt., Ph.D., M.A., reitor honorário do Canon da cátedra de Southwark, Londres; ex-membro do Corpus Christi College, Oxford, Inglaterra.
Traduzido em 12 de Março de 2014.

Nenhum comentário: