23 março 2018

Razões porque todo cristão deveria estudar teologia

Por James P. Boyce


Cada doutrina revelada na Palavra de Deus é verdadeira. Todas foram reveladas para que fossem cridas. Por isso, não podemos omitir nenhuma delas.

As vantagens de estudar sistematicamente a teologia são diversas:

1. Determinamos, assim, tudo o que a natureza e as Escrituras ensinam em cada ponto.

2. Comparamos todos estes ensinos um com outro e somos capazes de definir as suas mútuas limitações.

3. Somos confrontados com o fato de que nosso conhecimento é limitado pela Revelação de Deus, e é levado a reconhecê-la como a sua fonte.

4. Consequentemente, somos advertidos de não omitir nenhuma verdade verificada de qualquer fonte, nem de acrescentar a elas qualquer coisa que não seja corretamente aceita. O abandono desta regra levará a um erro inevitável.

5. A harmonia e a consistência, que serão encontradas em todos os ensinos de Deus, de qualquer fonte que possamos extrair, se tornarão prova conclusiva da origem divina da revelação. Isso resultará, não apenas a partir de uma comparação do que a Razão e a Natureza ensinam, com as revelações da Palavra de Deus, mas de cada um dos vários livros da Bíblia com outros, e especialmente do conjunto do Antigo Testamento como um livro, com o do Novo Testamento como outro.

6. Portanto, somos levados a valorizar cada uma das doutrinas da Palavra de Deus. Cada uma delas é verdadeira. Todas elas foram reveladas a fim de serem cridas. Não podemos, portanto, omitir nenhuma delas, por causa de seu aspecto proibitivo, ou de sua aparente falta de importância, ou de sua natureza misteriosa, ou de sua demanda por um grande sacrifício pessoal, ou por causa das suas afirmações humilhantes, ou requisitos, ou os termos livres sobre os quais assegura a vida e salvação.


Nota do Editor: O seguinte texto foi retirado de Abstract of Systematic Theology, que foi o livro texto de teologia sistemática escrito por James P. Boyce (1827-1888), fundador do Southern Seminary.

Extraído de http://equip.sbts.edu/article/boyce-study-theology/

Traduzido por Ewerton B. Tokashiki

Nenhum comentário: