04 setembro 2018

Remédios preciosos contra as artimanhas do Diabo - Capítulo 7

Neste capítulo trataremos de outras duas maneiras de como Satanás tenta aos crentes a pecarem. Satanás lhes fará fixar em outras pessoas que são piores pecadores do que eles e que, portanto, não estejam em perigo. Segundo, Satanás lhes fará pensar que o Cristianismo tem erros e que a Bíblia está equivocada nalgumas coisas. Trataremos destes dois métodos usados pelo Diabo.

Primeiro, Satanás quer que os crentes pensem como aquele fariseu que orava e dizia: “Deus te dou graças porque não sou como os demais homens, ladrões, injustos, adúlteros ...” (Lc 18.11). Esta atitude não é honesta, e é uma prova de que é um hipócrita. Os crentes devem examinar suas próprias vidas em primeiro lugar para ver que pecados existem, antes de ver os pecados de outros (Mt 7.3-4). Os crentes não devem se comparar com outras pessoas, mas devem comparar-se com a Bíblia, com as normas divinas para a sua vida. Os crentes sempre devem recordar que todos os que não se arrependem do pecado sofrerão no inferno. Os mais graves pecados receberão maior castigo do que os menores no inferno. Como ajudará aos perdidos o fato de saber que os sofrimentos de uns, serão maiores que os de outros? A triste realidade é que os castigos do inferno ainda que sejam maiores ou menores, durarão para sempre. Então, ninguém deve crer em Satanás quando diz que os seus pecados não são tão graves, nem tão graves como os de outros e que, portanto, não deve se preocupar.

Segundo, Satanás trata de persuadir aos crentes a não levar à sério o Cristianismo. Ele lhes dirá que a Bíblia está cheia de erros, que as narrativas da Bíblia servem apenas para nos dar uma ideia do que sucedeu e nada mais. Satanás lhes dirá que podem fazer o que sua própria natureza lhes indique, sem preocupar-se acerca do que a Bíblia diz do pecado. Dirá a eles que agora não estão sob nenhuma lei, senão a do Espírito e a liberdade. Estes erros e muitos outros serão usados pelo diabo para confundir, distrair e desorientar aos crentes.

A meta do diabo em tudo isto não é a de ajudar aos crentes a pensar melhor, senão é a de confundir e induzi-los que pequem. Satanás lhes sugerirá que se estão se tornando muito sábios e avançados em sua maneira de pensar, quando na realidade sua meta é induzir que caiam no pecado. O propósito de Deus é bem diferente: Deus se opõe não somente que façamos o mal, senão também a que pensemos nele. Romanos 1.28 disse: “Como eles não aprovaram ter em conta a Deus, Deus os entregou a uma mente reprovada para fazer coisas que não convém.” Muitas pessoas pensam equivocadamente e terminam fazendo coisas que não convém. Este texto nos fala do juízo de Deus que veio sobre os povos gentios da antiguidade. Creio que na atualidade Deus está castigando a muitos ao entrega-los a erros que arruinaram as suas almas.

Portanto, os crentes devem recordar que a verdade da Palavra de Deus deve ser incorporada em cada aspecto de suas vidas. Não basta receber a verdade somente na mente; é necessário amá-la e aplica-la a tudo ao que dizemos e fazemos. Somente assim poderemos pensar corretamente, tomar decisões sábias e livrar-nos dos caminhos néscios e vãos, que tanto nos fazem cair. Todo erro significará o desperdício somente perdido para os crentes. Somente os que recebem e amam a verdade em seus corações usufruirão de um são juízo e um pensamento claro. Os que resistem a verdade de Deus estão em perigo de ser entregues ao erro. “Por quanto não receberam o amor pela verdade ... por isso Deus lhes envia um poder enganoso para que creiam a mentira” (2Ts 2.10-11).

As ideias equivocadas ou errôneas que Satanás deseja que os crentes creiam, somente lhes causarão prejuízo. Paulo disse aos crentes que Deus lhes deu o fundamento verdadeiro para uma correta maneira de viver e de pensar. O fundamento é o próprio Cristo (1Co 3.11-15). Edificam ou constroem-se sobre este fundamento coisas equivocadas, ideias errôneas, ao final tudo isto será queimado. Somente a verdade de Deus durará para sempre. Quão néscio é o mau uso do tempo crendo, ou sustentando ideias errôneas apenas para encontrar que no final de tudo foi um esforço infrutífero.

Todos os ensinos que conduzem a uma vida pecaminosa devem ser rejeitados. Paulo disse que os pastores das igrejas devem ser possuidores fiéis da mensagem da verdade a fim de poderem ajudar aos que estão equivocados e convencê-los de seus erros (Tt 1.9). Deus deu a sua verdade ao seu povo, a fim de que possam ser guiados, protegidos e guardados do erro. Portanto, os crentes devem receber a verdade com mansidão. Deus concede a sua graça aos humildes, ou seja, àqueles que deixam aparte de suas próprias ideias para ser cheios da verdade divina. Quanto mais a graça de Deus enche aos crentes, menos suscetíveis serão a ser afetados por ideias errôneas e crenças falsas.

Nenhum comentário: