01 setembro 2021

O pequeno Mayflower

 

Em Nome de Deus, amém.


Nós, cujos nomes são inscritos, os súditos leais de nosso temível senhor soberano, Rei James, pela graça de Deus, rei da Grã-Bretanha, França, Irlanda, defensor da fé, etc., tendo empreendido para a glória de Deus e promoção da fé cristã, e honra de nosso reino e país, uma viagem para implantar a primeira colônia nas partes do norte da Virgínia, fazendo por esses que aqui estão presentes, solenemente e mutuamente na presença de Deus, e um do outro, compactuar e nos unir em um corpo político civil, para nossa melhor organização, preservação e promoção dos fins acima mencionados; e, em virtude deste instrumento, promulgar, constituir e enquadrar tais leis, ordenanças, atos, constituições e ofícios justos e iguais, de tempos em tempos, conforme for considerado mais adequado e conveniente para o bem geral da Colônia, ao qual prometemos toda a devida submissão e obediência.


 Em testemunho do que, aqui subscrevemos nossos nomes em Cape Cod, em 11 de novembro, no ano do reinado de nosso senhor e soberano, o Rei James, da Inglaterra, França e dia 18 na Irlanda e quinquagésimo quarto dia da Escócia.[1]


Anno Dom. 1620[2]

 

 Notas:

[1] W.F. Reddaway, ed., Select Documents of European History - 1492-1715 (London, Methuen & CO. Ltda., 1930), vol. 2, pp. 203-204. Este documento foi a declaração de submissão dos tribulantes do Mayflower, sendo a maioria deles puritanos que colonizaram os EUA.

[2] 11 de novembro de 1620

Nenhum comentário: